domingo, 6 de junho de 2010

O que é lixo orgânico?


Recebe o nome de lixo orgânico todo e qualquer resíduo derivado de um ser vivo, animal ou vegetal, que se decompõe em um intervalo de tempo relativamente curto. É um tipo de lixo normalmente caseiro, mas que pode ser produzido também por empresas, escolas, restaurantes ou pela própria natureza. Todas as sobras de alimentos orgânicos, como restos de carnes, cascas de frutas e legumes e restos de madeira, papel e ossos, são alguns exemplos desse tipo de lixo.

Causas:

A concentração demográfica nos grandes centros urbanos, a produção excessiva e o consumo exacerbado da população estão entre as principais causas da enorme quantidade de lixo orgânico. O que fazer com esse lixo? Como descartá-lo sem causar danos à natureza?
Pois é, a eliminação e o reaproveitamento desses resíduos ainda é um grande desafio para sociedade, mas deve ser levado a sério já que o despejo inadequado desse material na natureza traz sérios prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população.

Consequências:

A falta de critério no “desfazer-se” do lixo orgânico acaba poluindo o meio ambiente. Quando jogamos o lixo orgânico em lixões, ruas, rios e matas, estamos afetando a nós mesmos, pois o acúmulo e a decomposição desse lixo a céu aberto pode acarretar sérios danos , entre eles:
• O desenvolvimento de vermes, fungos e bactérias causadores de doenças ;
• O aparecimento de insetos, ratos e outras pragas capazes de transmitir doenças, podendo gerar surtos epidêmicos;
• Mau cheiro e poluição da paisagem;
• E o mais preocupante: a contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Esse último item, contaminação do solo e da água, ocorre através do contato com o chorume, substancia líquida e malcheirosa resultante da decomposição (apodrecimento) de materiais orgânicos. O chorume possui uma elevada carga de poluentes orgânicos e inorgânicos que, entrando em contato com o solo, pode modificar, intensamente, as suas características químicas, físicas e biológicas, assim como as das águas subterrâneas, limitando ou inviabilizando o uso dos desses recursos naturais.

Quando isso ocorre, os mais prejudicados nessa história somos nós, pois com a contaminação dos recursos hídricos, os peixes, e também as frutas, legumes e vegetais que forrem irrigados com esta a água vão acabar contaminados também. Desta forma, nós é que seremos atingidos pelo chorume, uma vez que esses alimentos fazem parte do nosso cardápio.

É pessoal, está mais do que na hora de acordarmos para esse lamentável e preocupante problema. Se você não sabe o que fazer com a comida que resta todos os dias na sua casa, dê uma lida no nosso blog, pois aqui a nossa intenção é ajudar você a entender que o cuidado com o lixo é essencial na preservação do meio ambiente. Até por que, preservando a natureza, estaremos preservando a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário