segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pequenas e grandes iniciativas para tratar do seu lixo


Depois que sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente se tornaram discussão frequente, diversos recursos que pretendem proteger o planeta apareceram. Começando com soluções menores, como a utilização de sacolas retornáveis (ecobags) ao invés de sacolas e embalagens plásticas, reciclagem de latas de alumínio e papel até as de maior proporção, como economizar água, punir indústrias que jogam gases poluentes na atmosfera e etc.
Há, porém, um assunto que ainda não entrou muito em discussão, que é o lixo orgânico, que é composto de matéria de origem animal ou vegetal. O processo de decomposição desta matéria resulta em chorume, líquido poluente e tóxico, que, quando não tratado, pode gerar doenças.
Uma das soluções para o problema do lixo orgânico é a compostagem, minhocários ou utilização dele para produção de biogás. No Brasil, estas práticas ainda não são largamente divulgadas, mas já há quem pratique estas iniciativas em nome do Meio Ambiente.
O SESC Tijuca, por exemplo, realiza oficinas de sustentabilidade que incluem cursos de compostagem. O projeto existe há um ano e os resultados são positivos. “Reduzimos os custos com os jardins, além de diminuir a quantidade de resíduos descartados em aterros sanitários. Além disso, também valorizamos os colaboradores que participam do projeto”, disse Tatiana Pereira, do setor sócio-educativo do SESC.
Esta é apenas uma das iniciativas fáceis de realizar para o tratamento do lixo orgânico. Mais soluções aqui em breve.
SESC Tijuca: Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca.
Tel: 21 3238 2100
Funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 21h. Sábado e domingo, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário